terça-feira, 27 de abril de 2010

Subindo a montanha


Ontem pedalei até o Castell de Montjuïc. Fica no alto de uma montanha onde está uma das paradas do teleférico da cidade.
Usei este passeio para pegar as premeiras subidas com a bicicleta nova. Infelizmente descobri que a marcha está desregulada e nao passa para a mais leve...legal...justo está. Como nao tinha ferramenta para ajustar usei a situaçao para treinar esforço. É desse jeito que encaro a viagem, aproveitar até os imprevistos de forma a favor, sempre que possível. Tive que subir tudo na marcha média. Foi boa a subida. Antes do Castelo fui até um conjunto de estádio e piscinas, ginásios e praças que foram sede das Olimpíadas de 1992. Logo que saí do estádio e entrei na primeira área em frente do Palau Sant Jordi so consegui dizer...WOU!!! Com certeza ele se inspiraram nas estruturas gregas da antiguidade e fizeram algo moderno e inovador. Agora o mais incrível foi eu poder pedalar livremente por todo o complexo. Fiquei muito entusiasmado com que estava vendo. Ainda impressionado por onde pedalei, fui até o Museu nacional D'art de Catalunya. Impressionante eles além de terem um palácio guardando obras a vista da cidade é privilegiada, mas ainda nao sabia o que mesperava no castelo.
Queria parar na Fundaçao Miró, mas iria perder o por do sol no alto da montanha.
PPor isso pedalei até lá e morrendo de medo tranquei a bicicleta na porta do palácio (Depois fiquei sabendo que as trancas que comprei que tem nivel de segurança 8, sao quebradas facilmente pelos ladrpoes de bici, vou ter que dar um jeito nisso...). A entrada do Palácio nao é muito grande mas a extençao dele é incrível. Bom, quando cheguei na beira dos muros, novamente...WOU!!!! Dava pra ver todo porto, os monumentos , quase toda cidade. A descida nao preciso nem dizer que foi uma delicia. E pra completar, sol o tempo todo. Aí só me faltou parar e apreciar o por do sol lá do alto. Maravilhos ver a cidade mudando de cor e as luzes se acendendo.
Neste momento haviam dois japoneses filmando a cidade e o por do sol. neste momento um "nativo" que estava praticando corrida, parou pra ver na tela que reproduzia o que estava sendo filmado. Durante alguns segundo parecia que todos estavam revenciando o acontecimento. Mas o corredor, deu de ombros e voltou a correr. Fiquei pensando o quanto nos acostumamos com as coisas. E deixamos de aprecia-la. O corredor pode concordar que a cena é bonita, mas nada especial, poderia ver aquilo todos os dias.
Acho que viver pensando no final do dia, na tarefa que temos de fazer, e nos resultados do que ainda estamos fazendo, esvazia o momento presente da açao.
Por isso que nao desejo estar ancioso pelo que vem a frente. Quero o agora!

Um comentário:

  1. Oie,
    Valeu a frase do dia! Concordo plenamente:
    "Quando nos acostumamos com as coisas deixamos de aprecia-las"
    E gostei bastante do seu gran finale: Quero o agora!
    Mas não estou nesse nivel, pelo menos ainda!
    Te cuida!

    ResponderExcluir