quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cheguei na Irlanda...

A chegada na Irlanda nao foi nada facil. Primeiro tive dificuldade de tirar dinheiro e na alfandega os caras encrencaram comigo, queriam dinheiro cash, que nao tinha, queriam impresso reserva donde ia ficar, so tinha por escrito, pois a lanhouse em santiago nao tinha como imprimir. Enfim, depois de argumentar o oficial me deu poucos dias pois disse que iria pra Escocia. Bem, to aqui. A outra aventura foi montar a bike colocar e encher as rodas, pois em avioes as rodas devem estar vazias para nao explodirem com a pressao. Achei que ia ser razoavelmente simples ir de bike do aeroporto para o centro. Foi um perrengue. Acabei pegando uma pista expressa e o transito era demasiadamente intenso e rapido. Achei que nao ia chegar ao centro sem problemas, mas no final consegui com algumas barberagens pegar a pista certa e chegar ao Hostel. Antes de chegar, perguntei pra varias pessoas onde ficava a rua que procurava. Uma mulher com sotaque estrangeiro me perguntou se estava procurando lugar pra dormir, pois ela tamb'em nao tinha onde ficar...wou...nao tinha mala, nem nada...era uma transeunte...viajei...que coisa mais estranha.
Quero um banho e dormir... amanha preciso planejar o caminho novo.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Retornei a Santiago com novas fotos...

A primeira vez que cheguei a Santiago era um sábado, muito cheio de peregrinos e turisgrinos. Por isso ver a cidade com pouca gente mesclandodo-se a vida comum de estudantes na rua e locais de visitaçao e museus abertos e tranquilos foi um grande deleite. Clique aqui para ver as fotos novas.

Varredor de rua que fala inglês.

Encontrei um casal alemao que estava tao perdido quanto eu pelas ruas de Santiago, Falava em inglês com o casal tentando nos localizar quando o varredor de rua, uniformizado, pediu licença e começou a nos explicar em inglês o local que procuravamos. A surpresa mesmo que tive, quando encontrei o mesmo varredor no dia seguinte, cruzando minha frente compenhetrado em recolher um pedaço solitário de papel na rua ao lado. Percebo meu preconceito e o quanto estou programado em colocar pessoas em caixinhas de papeis sociais, imputando a elas condiçoes culturais e economicas. Decidi me desprogramar quanto a isso.

Queimei minhas roupas...

Em Finisterre, queimei uma calça, cueca e um par de meias...um ritual que acontece com os peregrinos que terminam seu caminho no "Fim da Terra". Este é um símbolo de purificaçao e de abrir espaço para o que aprendeu de novo. Tem várias fogueiras acontecendo ao mesmo tempo. Esta é mais uma das simbologias do caminho. Decidi voltar para Santiago de Compostela, só tem voo amanha para Dublin.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Novo caminho...

Estou agora esperando um onibus para me levar a Santiago de Compostela. Vou pegar um voo para Dublin e começar uma nova viagem. Agora com paisagens e jeito de viajar totalmentes diferentes. Nao sei mesmo como vai ser e este é o grande barato da viagem. Conversei com pessoas pelo Camino de Santiago e muitos falaram muito bem das rotas nas ilhas do Reino Unido e Irlanda.
Sinto por dentro que a viagem pelo Camino de Santiago de Compostela realmente chegou ao fim, mudando minha vida para sempre e algo novo irá começar a acontecer. Sigo meu caminho. Aquele que escolhi.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fotos até Finisterre

Infelizmente a bateria da camera abacou no meio do caminho de ontem. Mas garanto que vi imagens maravilhosas. Algumas vou recuperar com o Diego que as tem em seu celular.
Clique para ver as fotos.

Finisterre, ponto 0Km do caminho Xacobeo




Cheguei ao final do caminho Xacobeo. Estou em Finisterre. Este é o lugar final onde os peregrinos antes do descobrimento da América, acreditavam ser o ponto mais remoto. O fim da terra.


Sao pouco mais de 80 Km de Santiago de Compostela até Finisterre. Foram cenários maravilhosos e ao final o mais emocionante foi contemplar o oceano Atlantico, com toda simbologia que isto representa. Caminhar por estradas dificeis, com esforços enormes para se entregar ao mar. Fiz este percurso junto com Diego, que mora em Barcelona e em vários episódios de solidariedade e muitas risadas. Aprendi muito com ele e desfrutamos do caminho até o fim da terra.

sábado, 22 de maio de 2010

Até Santiago de Compostela...

Por pura distraçao mesclada com estupidez apaguei o cartao de memoria com todas as fotos..ainda bem que estava conseguindo descarregar-las no site do Picasa. Perdi mesmo um dia inteiro de fotos...agora publico o fotos até agora em Compostela. Clique aqui pra ver as fotos.

Cheguei em Santiago de Compostela!


Depois de um mês que cheguei na Espanha, fialmente chego a Santiago de Compostela. Dormi em um vilarejo a cerca de 5Km da cidade e chegui aqui por volta das 10h. Havia uma marcha consideravel de pergrinos muito paramentados com capas pretas e cheios de simbologias. A maioria com rostos que mesclavam dores e felicidade. Agora pretendo ir para um camping e amanha ir para Finiterre. Uma praia do oeste do país. Assim, completo a Espanha costa a costa, pois comecei em Barcelona e termino em Finterra. Volto para Santiago para pegar um vôo para Dublin. Assim começo um novo caminho que tem o objetivo de chegar dia 5 de junho em Forres, norte da Escócia, pois vou participar do programa de verao da Ecovila FindHorn.

terça-feira, 18 de maio de 2010


Luiz me disse que um dia caminhava pela Plaza Mayor com seu cachorro e se deu conta que sentia muita mágoa e raiva em seu peito. Entao tomou a decisao de mudar aquilo e preencher de sentimentos de amor e compaixao. A partir daquele momento de decisao mudou todo e tornou-se uma pessoa mais atenta a vida e as pessoas que o rodeiam. Ele nao sente mais o que sentia e o angustiava. Tudo por apenas uma decisao.

Fotos até Sarria


Estou chegando perto de Santiago de Compostela.
Veja as novas fotos clicando aqui.

domingo, 16 de maio de 2010

Albergue do Brasil...

Estou num albergue de brasileiros em Vega de Valcarse. Tá tocando bossa nova e agora vou preparar meu jantar. Amanha é dia de El Cerbreiro, 8% de inclinaçao. Falta só 2 minutos pra acabar a internet...

De pé escrevo...

Estou escrevendo agora em pé num centro de informacoes em Ponferrada que tem um castelo do século XII e que esteve sendo ponto de guarda dos Templários até o Papa depois de 1300 baniu a ordem. O sol brilha e agora me preparo para a temivel subida o El Cebreiro. Buen Camino.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fotos até Léon...

Clique para ver as fotos

Tombo faz parte mas...

qu
A foto ao lado é do meu superte de descanço do meu guidao. Há dois dias atrás foi dia de cair, uma escorregana na lama e outro fui passar por um riachinho bem singelo que escondia um montao de lodo. Roda da frente parecia estar correndo num sabao. Bem, só meu orgulho saiu machucado e um pouco mais molhado do que o comum do que já estava acostumado com a chuva diária. Mas hoje nao resisti descer barranco abaixo. Adrenalina da boa! Mas dois escorregoes daqueles de perder o rumo, me fizeram tomar juizo e ir mais tranquilo.
É duro resistir...deixa as ladeiras ficarem mais secas...urru!

Neve por pouco...

Ontem, vi uma foto de uma peregrina que saiu 4 dias depois de mim em Roncesvalle debaixo de neve. Mais uma vez pude ver que fui mesmo é poupado, pois nao estava nem por sonho preparado para neve e este frio úmido. Neste caminho de Santiago de Compostela se encontra todo tipo de gente de todos os lugares. Todas as idades, condiçoes físicas e de humores completamente diferentes. Diversidade a toda prova. Pra se ter uma idéia enquanto jantavamos eu e italianas conversavamos animadamente fomos interrompidos por um senhor alemao falando em espanhol, que o jantar nao deveria ser ruidoso. Putz, ficou o maior clima de "meu, quem é esse cara?" Mas em respeito a todos nao entramos em discussao, mas é o que disse, tem de tudo mesmo. Gente legal, folgada, solidária (principalmente a populaçao dos vilarejos), velhos, jovens...aliás muito jovem, vi uma mulher que peregrinava com uma criança de nao parecia ter mais que 3 anos, vi até peregrino com cachorro.

terça-feira, 11 de maio de 2010





Este é Maciej, um jovem polones que esta viajando por 28 países. Ele é realmente um aventureiro, diz querer terminhar sua viajem por volta de fevereiro de 2011 e depois quer fazer uma viagem pela america latina. Muito bem homorado e cheio de historia. Me deu um cartao de seu site, www.bajkajak.pl.

Tem centenas de fotos, vale a pena conhecer.

14ª Etapa do caminho

Percorri 61,1 Km e estou agora em Carrión de los Condes. Nao tinha intençao de avançar assim, mas tirando o morro de Matajudíos, o restante foi praticamente plano. Para ajudar em Frómista tudo estava fechado por causa da siesta e só abririam às 17h entao continuei o caminho. O albergue que estou é paroquial, bem estranho para dizer a verdade. Tem um ambiente que nao estou gostando muito, é só uma sensaçao. Ontem passei a noite no albergue Sambol. A melhor estada de todo caminho. Pessoas fabulosas, jantamos paella, com vinho, e depois do banho: massagem. Wou! Depois cantamos musicas dos nossos paises de origem, entao ouvimos musicas da Holanda, Alemanha, Brasil, Hungria e Itália. Toquei violao e flauta. E ao final ensinei um pouco de forró. Imagine tudo isso com luz do sol até 21h30 e depois luz de vela e lenha. Bem, chega de descrever se nao vou ter que voltar tudo que pedalei. Foi bom de mais!

domingo, 9 de maio de 2010

Vento na carretera

Burgos, cidade de EL CID

Estou impressionado com Burgos. Catedral iniciada em 1080. Cidade grande, com mapa de ciclovias e regras de circulaçao especificas para bicicletas. Tem bastante transito, mesmo para um domingo, como hoje. Tudo fechado, exceto lojas de turistas. Quero ficar aqui mais um dia nao sei que consigo, vamos ver um Hostel Internacional amanha. A bicicleta precisa de oleo, a corrente esta rangendo depois que a lavei.

Fotos de Belorado ate Burgos

Viagem com muito vento e frio na carretera, a subida era muito acentuada, mas pela estrada facilitou o trabalho, pois pelo caminho a pe, o barro tomou conta da cena. Clique para ver as fotos.

sábado, 8 de maio de 2010

Troque pneu mas...

Diferenças entres cidades do caminho...

As cidades de Navarra que conheci, Barcelona, Zaragoza e Pamplona, tem sistema para se retirar bicicletas e entrega-las em outros pontos da cidade apenas com um cartao que você compra por um valor bem pequeno e vale anualmente. Tem ciclovias e ciclo faixas. Em Zaragoza recebi um folheto de regras de como deveria me comportar com ciclista na cidade. Os motoristas param na faixa sem precisar de farol para pedestres e ciclistas atravessarem. Me impressiona a quantidade de mulheres, inclusive executivas andando de motos de pequeno porte. As cidades nao tem transito, e os carros fluem. Nao vejo nada cheio. Eles preservam e constroem grandes parques e calçadoes para privilegiar os pedestres e a convivencia das pessoas na cidade. Muito estranho na ver nada, absolutamente nada cheio de gente. Mentira, a noite bares tem várias pessoas conversando pelos calçadoes bebendo algo e conversando, convivencia. Passo por várias cidades qua mal vejo cachorros, quanto mais gente circulando. Mas agora em Rioja as coisas sao bem diferentes. nao tem ciclovias, nem muitas bicicletas circulando. Tomei a primeira buzinada nas costas na Espanha em Rioja. Nao percebo a mesma preocupaçao com as bicicletas em circulaçao. Percebo que os motoristas já sao meis apressados e intimidadores com seus carros.
Acho que a cultura da bicicleta como a da valorizaçao da convivencia das pessoas nos espaços publicos precisa ser conquistada e implementada como interesse de todos e valorizada. E como sempre tudo passa pela educaçao.

220Km

Percorri ao todo 220Km. Estou agora em Belorado. O albergue custa 5 euros e consegui dar banho na bike, lavar e secar roupa, cozinhar pra mim, dormindo num quarto com 18 camas. Todos pergrinos. Este albergue faz parte do BIKELINE, uma lista de albergues que se preparam para receber ciclistas. Diferentemente da cidade de Najará. Onde nenhum albergue aceita bicicleta e o municipal, só depois das 19h. Que quer dizer: saia daqui, pois os albergues municipais quando chega 4 da tarde já estao cheios. Ontem tive que pedalar mais 5Km pra achar um albergue que aceitasse guardar bicicleta. Azafra. Mas valeu a pena, conheci tânia, uma alema de coraçao angolano e brasileiro. Falava bem o portugues e muito divertida. conheci por meio dela Brad, Annya e suas amigas. No caminho nada é ruim de verdade pois voce é sempre impulsionado para novas descobertas e mais interaçao local.

Achei o vidro que furava meu pneu!

Em Logroño, levei a bicicleta que batizei de Estella para ver se encontravam uma soluçao para o pneu furado pela segunda vez no dia. Complicado, tive que esperar por 2h a loja abrir, estavam na siesta. Bem, deixei o pneus e voltei depois. O dono da loja disse que colocou uma câmara autoraparadora. Já ouviram falar? Lembrei que o Paco, o italiano que conheci no primeiro dia de caminho, disse que usava esta na bicicleta dele, mas nem cogitei pois achei que deveria ser carrissimo. Mas nao era tanto. A câmara tem uma gosma dentro dela que quando existe furo ela leva o liquido pra regiao e tapa. Bom, isso na teoria, pois na prática no meio do vento, chuva e frio a câmara moderna furou também e murchou. Eu ria pra nao chorar. Por dentro nao tinha nenhuma ponta e comecei a passar pente fino no lado de fora pra ver se tinha algo. Depois de muito olhar achei um vidro translucido encravado bem escondidinho no cravo do pneu. Feito! Sabia que dali pra frente os km serias melhores.

Água e Vinho

Logo que comecei o trajeto de bicicleta pelo caminho de Santiago me informaram que toda água na Espanha que saí da torneira é potável. Bem, desde entao, só tomo água de torneira e em várias praças tem torneiras de bronze grande, destinadas aos peregrinos. Por isso, água tem sido fácil de arrumar e de boa qualidade, vejo todos os peregrinos fazerem o mesmo e nao ouvi nenhuma indicaçao de preucaçao ou mal estar. Quando existe fonte nao potável existem placas avizando. A desidrataçao no frio fica mais fácil pois a temperatura baixa mascara a sede, por isso fico atento e bebo mais de 2 litros diários e sempre que está muito frio paro pra beber chá quente nos bares, uma delícia, esquenta mesmo. E sempre lembro da minha querida Cilene quando encho minha caramanhola, fico muito feliz pela preocupaçao dela. Agora, me desculpem, mas estou bebendo vinho todo almoço ou jantar. Agora por exemplo, estou em Rioja, a regiao dos melhores vinhos da Espanha. Ontem matei duas garrafas de vinho tinto (só 3 euros) ontem conversando com um alemao bem legal que me dava dicas de vinho, comida e Irlanda. Me diverti muito com o Marco e a mulher dele Sabina. A Cléa iria gostar dos vinhos daqui.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Fotos novas...Logroño

Estas sao fotos que tenho até Logroño...Clique aqui para ver o álbum...

¿Ahm? ¿Locutorio?

Neste momento estou escrevendo num "Locutorio" (LanHouse) de um árabe. As vezes fico rindo por misturar português, espanhol, inglês e agora italiano tudo numa mesma conversa. Mas no final todos se entendem. Ontem, saí de Estella e pedalei até Los Arcos, onde conheci Angela uma simpática espanhola que faz delíciosos doces com creme, que eu adoro. Poxa, ficamos amigos em questao de meia hora. Ela disse que tinha mudado o dia dela, pois ela sentia uma energia muito positiva de mim e nao esqueceria minha risada. Agradeceu, pois ela considerava aquilo raro pois a maioria das pessoas passam pela loja dela muito fechadas e pouco amigáveis. Bem, disse que voltaria no dia seguinte para meu café da manha, mas todos os albergues e hostels estavam lotados, estava um frio de 3ºC com sensaçao termica muito menor, mas estava mais preparado pois comprei uma luva que deixou as maos mais confortáveis (detalhe, pelo fato do pneu ter furado pela 3 vez hoje fiquei tao incorformado que perdi a luva direita...tenho esperança de encontra-la). Bem, nao tive escolha pedalai mais 6 Km (pode parecer pouco, mas no vento frio lateral impedindo vc pedalar na subida, imagine...) até Sansol para achar um lugar para dormir. Parei num albergue onde fui atendido por Arcade, um catalao muito gente fina, que gosta bastante do Brasil e ficamos falando sobre xamanismo, erva de poder, amuletos, índios etc. Fui apresentado a Ona (que quer dizer: Boa), uma caleda linda que treme de emoçao quando o dono chama por ela. Sempre quando falavamos da Bahia e de como o lugar tem uma aura especial o sol aparecia. Incrível! Aconteceu duas vezes. No albergue conheci Diana, a italiana. Que fala portugues, pois tem uma irma que mora na Bahia. Me deu um colar com a concha que simboliza o caminho de Santiago. Tem sido muito difícil o frio, vento e chuva. O noticiário ontem disse que até nevou em Barcelona. Estao todos perplexos, nao esperavam por um tempo desses. Eu também. Mas, o que está me complicando é a quantidade de vezes que tenho de parar no frio para reparar a roda furada. Deixei agora numa bicicletaria para ver se eles tiram o espinho que nao consigo achar, caso ele realmente exista cravado no pneu.
Bem, entao estou hospedado em Logroño. A cidade é muito bonita e grande. Pela primeira vez vejo mendigo e gente de rua, que me parecem viciados que pedem dinheiro. Mas nada assutador. Vejo mais políciais que ems outras cidades e tem mais negros e arabes e até indianos.
Pra quem vem de bicicleta aviso que até a metade do caminho até Logroño da pra percorrer, depois vai pela carretera 1110 porque o barro é impeditivo. Muito difícil se nao for a pé.
Queria só reforçar que dou uma revisada meia boca no texto pois nao tenho muito tempo, por isso desculpe os puristas de plantao. Ah, e outra o teclado aqui nao tem til. Só ñ. E ¿.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Novas fotos...e lesma na estrada

Fotos que registram desde minha saída de Barcelona até hoje estao publicadas. Até foto do meu encontro de lemas na carretera. Olha, nao era uma lema, eram varias, tinha que tomar cuidado para nao passar por cima de delas.
Estou instalado em Estella só pedalei 22km, pois hoje faz 3ºC e estou um pouco cansado, precisando lavar a roupa e limpar o barro e ter tempo pra descançar, escrever, ler e meditar sobre tudo que aprendi ontem, pois muitas coisas aconteceram foram, mas muito mais por dentro.
Vou numa loja comprar luvas e meias. Extremidades ficam muito geladas. Amanha tem previsao de sol encoberto, maximo de 15ºC. Aproveito pra fotografar a cidade.
Clique para ver as novas fotos.

Primeiro dia do Caminho de Santiago de Compostela

Estou sentado neste momento no balcao da recepçao do albergue em Estella usando a internet. Comecei o caminho para Santiago de Compostela, digamos, oficialmente ontem. Mas na verdade se diz que o caminho começa na soleira da sua porta. O frio e a garoa nao cessam, nunca senti um vento tao forte ao ponto de deslocar a bicicleta para o lado e dificultar pedaladas a frente.
Ontem foram 65km de Rocesvalle até La puente de la Reina. Um dia muitissimo dificil. Pelas condiçoes do tempo, mas pela inocencia de que podia fazer o caminho peatonal para o Alto de los Perdones de bicicleta. Foi uma provaçao e tanto. O barro é grudento e se mistura com pedras que travam a roda, sem falar que é tao forte a subida que tive que empurrar varios quilometros. Numa parte onde o vento é muito, mas muito forte mesmo andava de meio em meio metro pois tinha que tirar o barro da roda Gelado, molhado e só via uma grande subida na minha frente. Desafio que nunca havia imaginado. Quando estava quase chegando ao topo, pra dificultar mais o pneu da frente furou. Nao acreditei. No topo achei que poderia descer com a roda daquele jeito mesmo mas o retorno seria igual, pedras e lama, outro martírio. Entao nao tive escolha se nao trocar a roda debaixo de chuva, frio e vento, muito vento. Pra se ter uma ideia, o vento no topo é tao forte que eles instalaram moinhos para produçao de energia eólica.
Fiz algo que só sabia na teoria, por isso foi bem atrapalhado e dificil ter que trocar um pneu. Depois de muita dificuldade de encontrar o furo, pois o vento nao deixava e nao tinha agua pra fazer teste das bolhinhas. Enchi a camera e o buraco se expandiu e pude acha o minusculo problema. Buraco tapado, e bicicleta montada, parece que do céu para um carro e sai um senhor com a filha perguntando se precisava de ajuda. Disse que precisava de um outro caminho e ele nao so me orientou mas me escoltou até a saida pela estrada, foram os 8km mais frios que passei. Chegando a La puente de la Reina, encontrei duas noroeguesas que precisavam achar um albergue mas nao falavam espanhol. Fui um pouco interprete e resolvi acompanha-las até o albergue indicado pelo senhor espanhol que dizia ter sido casado com uma brasileira que o deixou. Bem, chegando no albergue, melhor do que esperava, pouca gente e grande as instalaçoes e ainda por cima encontro meus amigos italianos e hondurenho que ja haviam chegado, todos juntos estavam muito felizes por terem se encontrado e junto com as novas companheiras de caminho tomamos vinho e desmaiamos dentro de sacos de dormir.

domingo, 2 de maio de 2010

Pedalei da Pamplona até Roncesvalle, 45Km de muitas subidas, vento gelado, garoa..e duas paradas chá quente pelo caminho...o dormitório dosperegrinos ciclistas é um container com 8 camas, tem 3 italianos, 1 argentino, 1 hondurenho e um casal holandes. Já rimos muito com histórias da copa do mundo e das semelhanças dentro de nossos países. A internet tem tempo curto, aqui tirei fotos panorâmicas ótimas, o dificil é descarrega-las.