quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cheguei em Zaragoza.

Que conforme me contou Álvaro (que é o Cara!) o Hostel onde estou hospedado, o nome vem de Ceaser Augustas, que foi "arabetizado" e derivou para Zaragoza. A cidade é menor que barcelona mas muitissimo encantadora, ainda nao caminhei por las calles pois estou esperando a roupa lavar.
O edifício do albergue data do século 17, segundo Alvaro me disse foi utilizado pela inquisiçao. Agora mesmo estou num computador que fica num ambiente com tijolos aparentes como uma adega mas de pé direito alto e com bar, palco e sofá. É desbundante. Nao vejo a hora de pedalar amanha pelo parque que beira o rio Ebro. Zaragoza é uma cidade de origens romanas e ainda tem parte dos muros preservados. Olha a viagem de trem foi uma coisa insólita. Mas vou contar de trás pra frente. Ontem fui no forró e cheguei bem tarede, adormeci e quando celular tocou dormi. acordei assustado e atrasado, pois devia encontrar com Guilerme, estudante de cinema em Barcelona.
Saí na correria botei as coisas na bike e fui pedalando para a estaçao `pois nao dava mais pra pegar metro, pois perdi a janela de horario de bicicletas.
Bem, 40 minutos depois na estaçao fui achado pelo Guilherme que enquanto tomava um café com leite ele montou a camera e gravou um depoimento meu para quele comoque no filme que está fazendo entitulado: How do you do?
Bem, embarquei na correria no trem que tinha um bicicletário. daì paisagens e mais algumas estórias que detalho depois. Preciso pegar as roupas pra seca-las.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Fotos e mais fotos

Consegui numa lan colocar boa parte das fotos que tirei com minha câmera digital muito portátil Kodak M530 12Mp. Visite o meu álbum.

Rei do Baiao

O Albergue Barcelona Sounds toca muita música boa 24horas pela rádioweb e conversando com Mèle da recepçao do albergue, falei do forró que vamos hoje a noite e em homenagem indiquei o Gonzagao e agora tá tocando o Rei do Baiao por todo albergue.
É sempre bom ficar no mesmo andar onde guardam as bikes, facilita muito pra ficar perto da bagagem e da bike e ainda facilita quando precisa fazer pequenos reparos.
Fui trocar a trava de bicicleta por uma mais forte. Vamos torcer pra dificultar o assédio.
Visitei parte do bairro gótico e entrei na Catedral de Barcelona. Gigante e muito antiga, nao sei exato quando foi contruida mas tinha um sarcofago de um cardeal de 1280, imagina.
As ruas estao cheias e me disseram que em setembro a cidade fica intransitável de tanto turistas.
Tá sol pra caramba...dia lindo. Bem, agora vou pedalar.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mais algumas fotos...

Monumento de Cristovam Colombo.


Dança circular embalada por músicos em frente a catedral.

Entardecer no final da Hambla.

Subindo a montanha


Ontem pedalei até o Castell de Montjuïc. Fica no alto de uma montanha onde está uma das paradas do teleférico da cidade.
Usei este passeio para pegar as premeiras subidas com a bicicleta nova. Infelizmente descobri que a marcha está desregulada e nao passa para a mais leve...legal...justo está. Como nao tinha ferramenta para ajustar usei a situaçao para treinar esforço. É desse jeito que encaro a viagem, aproveitar até os imprevistos de forma a favor, sempre que possível. Tive que subir tudo na marcha média. Foi boa a subida. Antes do Castelo fui até um conjunto de estádio e piscinas, ginásios e praças que foram sede das Olimpíadas de 1992. Logo que saí do estádio e entrei na primeira área em frente do Palau Sant Jordi so consegui dizer...WOU!!! Com certeza ele se inspiraram nas estruturas gregas da antiguidade e fizeram algo moderno e inovador. Agora o mais incrível foi eu poder pedalar livremente por todo o complexo. Fiquei muito entusiasmado com que estava vendo. Ainda impressionado por onde pedalei, fui até o Museu nacional D'art de Catalunya. Impressionante eles além de terem um palácio guardando obras a vista da cidade é privilegiada, mas ainda nao sabia o que mesperava no castelo.
Queria parar na Fundaçao Miró, mas iria perder o por do sol no alto da montanha.
PPor isso pedalei até lá e morrendo de medo tranquei a bicicleta na porta do palácio (Depois fiquei sabendo que as trancas que comprei que tem nivel de segurança 8, sao quebradas facilmente pelos ladrpoes de bici, vou ter que dar um jeito nisso...). A entrada do Palácio nao é muito grande mas a extençao dele é incrível. Bom, quando cheguei na beira dos muros, novamente...WOU!!!! Dava pra ver todo porto, os monumentos , quase toda cidade. A descida nao preciso nem dizer que foi uma delicia. E pra completar, sol o tempo todo. Aí só me faltou parar e apreciar o por do sol lá do alto. Maravilhos ver a cidade mudando de cor e as luzes se acendendo.
Neste momento haviam dois japoneses filmando a cidade e o por do sol. neste momento um "nativo" que estava praticando corrida, parou pra ver na tela que reproduzia o que estava sendo filmado. Durante alguns segundo parecia que todos estavam revenciando o acontecimento. Mas o corredor, deu de ombros e voltou a correr. Fiquei pensando o quanto nos acostumamos com as coisas. E deixamos de aprecia-la. O corredor pode concordar que a cena é bonita, mas nada especial, poderia ver aquilo todos os dias.
Acho que viver pensando no final do dia, na tarefa que temos de fazer, e nos resultados do que ainda estamos fazendo, esvazia o momento presente da açao.
Por isso que nao desejo estar ancioso pelo que vem a frente. Quero o agora!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Primeiras fotos...ufa!

Num computador linux, tudo fica um pouco mais complicado para manipular fotos, mas agora vai...



Barcelona é uma cidade onde a bicicleta faz parte da infra-estrura de verdade como meio de transporte inteligente. Um dos recepcionistas do albergue onde estou mora distante do trabalho, onde está há 6 meses, disse que nunca pegou metrô para ir ao trabalho, só bicicleta.

O cidadao pode atraves de um cartao, tipo "Bilhite único", pode retirar uma uma bicicleta e devolver no local de destino.

O turismo de bicicleta é comom e prático pois a cidade é plana.


Catedral da Sagrada Família é monumental!

Igreja do bairro Gótico.


Ruas da cidade.


Comissio da Central Geral dos Trabalhadores. Bem no centro da cidade.

Na ciclovia beira mar

domingo, 25 de abril de 2010

Replanejando

Bem minha partida estava prevista para terça, mas descobri que os trens diretos para Pamplona, meu próximo destino nao levam bikes. O sistema de informaçoes do sistema ferroviário espanhol é excelente. Me deram alternativa com trens que aceitam bicicletas. Por isso vou para Zaragoza e depois para Pamplona. E lá vou pedalando para Rocesvalle para começar o caminho francês de Santiago de Compostela como se deve. Verifiquei que o metrô de Barcelona tem janelas de horários para circulaçao de bicis nos trens pela manha, tarde e noite. Quero utiliza-lo só para saber com será minha recepçao, pois em Sao Paulo no metrô sempre me sinto um estorvo para os funcionários das estaçoes.
Vou iniciar entao outro planejamento que pode considerar uma parada em Zaragoza.
O dispositivo do quadro do micro computador se rompeu e caiu, ainda bem que percebi, vou ter que voltar na loja para instala-lo. Outra coisa que vai acontecer fatalmente é eu me livrar de coisas que estao pesando. Mais desapego.

Vamos a la playa

Sábado, sol o dia todo. Pedalamos pela praia, muito bem organizada. Nao é uma exuberância natural como no Brasil, mas a infra-estrutura e arquitetura sao ótimas.
Depois visitamos a Catedral da Sagrada Família. Gigante! Gaudí é o cara!
Tive repeteco de pedaços de pizzas no bar do italiano, como chamamos, que se diz madrilenho mas o Alex diz que ele é argentino. Fomos em vários bares e terminamos a noite em uma discoteca, com a melhor música eletrônica que já ouvi numa pista. Falei com italiana, francesa, espanhola, polonesa e gente de nacionalidade que nem entendi donde eram, tipo naçoes unidas. Bom, mas o mais importante é que peguei minha "bici" ,como dizem aqui, ela é linda, tudo de primeira.
Minha bike é uma marca espanhola, Orbeon, com 27 marchas, câmbio shimano Deore, freio hidráulico, ciclo computador com cadência e bagageiro, é claro. E hoje, domingo fui andar com ela, fabulosa. Me senti numa mercedes.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Voltei agora pouco de uma pedalada na madrugada pela cidade iluminada e ainda cheia de pessoas pelas ruas. Antes visitei alguns bares na companhia de Ana e Márcio. Este foi um caminho bem diferente que enfrentemos pela manha para chegar no Parque Güell. Que além de comportar obras do Gaudí tem um mirante muito grande da cidade, com o mar ao fundo. Consegui fechar definitivamente a bicicleta que vou usar depois de visitarmos 5 lojas diferentes. Haviam ótimas opçoes, mas os prazos para montagem estourava meu planejamento. Vou buscar ela amanha a noite.

quinta-feira, 22 de abril de 2010


Cheguei em Barcelona, depois de uma longa e cansativa viagem. Mas estou longe de reclamar. Tem sido tudo fabuloso. A começar por minha despedida no aeroporto, que foi inesquecível, com pessoas muito queridas. E depois no avião, sentando ao lado de uma pessoa que veio das estrelas. Afinidade surpreendente. Mesmo ensonado, percebi que aeroportos e transporte público na Espanha são muito fáceis de utilizar. Depois no albergue, que é maneiríssimo e central. E temperatura de 15 C. Vai reclamar?
Já fui procurar a minha bike. Achei uma linda, mas cara, ainda estou na busca da que será minha companheira por muito tempo. No albergue conheci o Márcio que mora em Brasília e que está em Barcelona, segundo ele, por acaso, coisas de fumaça de vulcão. Mas é outro também que nao tá reclamando. Alugamos duas bicicletas e fomos pedalar pela cidade. Cara, nao dá pra descrever minha alegria e emoção de pedalar por uma cidade linda onde existe respeito entre carros, bicicletas e pedestres.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Eyjafjallajoekull


O título do post parece um erro, mas é o nome da região do vulcão islandês gospidor de fumaça que veio pra deixar minha aventura mais emocionante. No site da Iberia meu vôo está confirmado. Mas fica uma fumaça atrás da orelha.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Não se realiza nada sozinho


Voltei a sorrir depois que a Dra. Cris, Dra. Monique e a "assistente" Sara fizeram uma força tarefa para me colocar em ordem para minha viagem. A coisa havia se complicado onde achávamos que seria uma simples restauração no molar. A dedicação e solidariedade nesta hora fazem toda diferença. E elas fizeram. Solidário também foi meu querido amigo Victor que veio com o Sr. Agostinho, que conhece como ninguém a disposição para ajudar. Desmontaram e transportaram várias coisas que precisava guardar em outro lugar. Na hora certa que eu precisava. E agora imagine que você precisa regularizar uma série de obrigações da sua empresas inativa, com prazos possivelmente estourados. Você vai ao contador desenganado, mas a Ivanilda contadora muito profissional e gente finissima resolveu comigo em 40 minutos tudo que faltava para poder viajar sem pendências com o governo. Incrível a disposição e transparência. Adriana minha super amiga, que me ajudou desde que sempre precisei desencalacrar as coisas. E a Ellen? Sem ela nao finalizaria o dia de véspera da minha viagem e ainda deixei tarefas pra ela finalizar pra mim rssss. Grato sou também a Júlia, Cecília, Gabriel, Luiz, Claudia, Mara, Aline, Gabrieli, Nayra, Caio, Marina, Edson, Eliana e toda minha grande família que me apoiou e ajudou, pessoas que gostaria de nominar todos mas a lista é longa demais. Bem, achei minha contadora! Achei minhas dentistas! Achei amigos pau pra toda obra! E gente do meu sangue pra me sentir mais ainda conectado. Sou muito grato a eles e nunca posso sequer imaginar que podemos realizar sozinhos nossa trajetória. E pensando bem, como é muito melhor com eles e com os que virão.

domingo, 18 de abril de 2010

Sem chave - Haikai

Despedir-se das chaves
Todas portas abertas
Viajar sem entraves

Para minha proteção

Um mala abençoado por um Lama tibetano e uma medalhinha abençoada da Santa brasileira Madre Paulina. Vou carregar comigo a proteção que pessoas queridas me destinaram. Acredito nas pessoas que dão poder às coisas.

domingo, 4 de abril de 2010


Dá prazer emprestar livro para quem compartilha as provocações do livro que tanto te fez bem, como esta pérola pinçada:
"(...) o sonho, para o homem, é a voz potente de seu espírito e de sua profundidade interior.
No sonho não existe espaço para verdade ou inverdade, para a lógica ou a fantasia. No sonho está o homem inteiro, com tudo aquilo que ele conscientemente e com tudo aquilo que ele não sabe e talvez possa saber jamais. (...) E tudo existe, como existe o homem. Porque existe o homem que sonha."
Lilith a Lua Negra - Sicuteri, Roberto

Grato Cléa.